Avaliação do perfil e satisfação de adolescentes com o tratamento endodôntico realizado na unidade de referência do município de Camaçari-BA.

Anderson Santos Carvalho, Danilo Antônio da Silva Duarte, Andreia Cristina Leal Figueiredo

Resumo


Objetivo: avaliar o perfil do usuário e o nível de satisfação associado ao tratamento endodôntico de pacientes atendidos no CEO de Camaçari-BA. Material e métodos: o desenho de estudo foi de corte transversal, tendo como população os usuários de 12 a 20 anos que demandaram o serviço durante o período de dezembro de 2017 a novembro de 2018 (n=45). Foram realizadas entrevistas para identificação de variáveis sóciodemográficas, além da avaliação da satisfação por um questionário validado (QASSaB). Realizou-se a análise estatística dos dados, registrando a média e respectivo desvio-padrão para as variáveis contínuas, frequência absoluta e relativa para variáveis categoriais e teste qui-quadrado para avaliação de possíveis associações entre elas. Resultados: os participantes tiveram média de idade de 16,8 anos (±2,067), com renda familiar média de R$ 972,00 e maioria do sexo feminino (55,6%). Dos dentes tratados 31,1% foram molares, 31,1% pré-molares e 37,8% caninos e incisivos, sendo que maior parte pertenciam ao arco superior (75,6%). Os resultados mostraram que no geral houve um bom grau de satisfação do usuário com o atendimento, porém foram verificados pontos de menor satisfação, como foi o caso da acessibilidade e resolutividade. Na dimensão eficácia os pacientes atendidos por especialistas relataram ter menos incômodo durante o tratamento, porém não foi estatisticamente significante (p=0,391). Conclusões: este tipo de estudo tem grande valia já que se podem estabelecer comparativos e realizar planejamentos adequados a partir da identificação dos pontos de necessidade de intervenção.

Palavras-chave


Saúde bucal do adolescente; Epidemiologia; Dentista pediátrico; Endodontia

Texto completo:

PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.18363/rbo.v76.2019.e1459

Direitos autorais 2019 Rev. Bras. Odontol.

e-ISSN: 1984-3747

Licença Creative Commons A Revista Brasileira de Odontologia está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional