A eficiência da promoção da saúde bucal no ambiente escolar: revisão de literatura

Roberta Barcelos

Resumo


Objetivo: realizar revisão narrativa da literatura, sobre as intervenções educativas realizadas no âmbito escolar e suas repercussões na saúde bucal. Material e Métodos: realizou-se busca em bases de dados eletrônicas utilizando termos “promoção da saúde” e “saúde bucal”, no período 2007-2018. Pode-se relatar que os programas utilizam diversas estratégias como questionários, dramatizações, jogos infantis, pinturas, vídeos, apresentações em slides, modelos de estudo, palestras com participantes e/ou seus responsáveis. Em alguns estudos observou-se a evidenciação do biofilme, escovação supervisionada, tratamento restaurador atraumático e aplicação tópica de flúor. Resultados: observou-se que os programas auxiliam na re(definição) de valores e na manutenção de saúde bucal. E ainda, mesmo quando executados em um curto período de tempo, resultam em melhorias na higiene oral, conhecimento sobre saúde e até inativação de manchas brancas. Conclusão: pode-se concluir que promover saúde no ambiente escolar é uma prática eficaz na melhoria do conhecimento sobre saúde bucal e motivação para aquisição e manutenção de saúde.

Palavras-chave


Promoção da saúde; Saúde bucal; Educação em saúde

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DOI: http://dx.doi.org/10.18363/rbo.v75.2018.e1284

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