“Cárie é transmissível?” Tipo de informação sobre transmissão da cárie em crianças encontrada através da ferramenta de busca Google®.

Laís Rueda Cruz, Izabel Monteiro D’Hyppolito, Fernanda Barja-Fidalgo, Branca Heloisa de Oliveira

Resumo


Objetivo: conhecer o tipo de informação encontrada na internet sobre a transmissão de cárie dentária em crianças. Material e Métodos: a coleta de dados foi realizada através de uma busca eletrônica utilizando-se os termos “cárie pega” e “transmissão de cárie” na ferramenta de busca do Google®. Um pesquisador recuperou, leu e realizou a extração dos dados dos 30 primeiros registros de resultados de cada busca, utilizando uma tabela no ExcelTM. Esses dados foram analisados por três pesquisadores, a partir de critérios pré-definidos, quanto à presença de informações que contribuíssem para responder a dúvidas sobre a transmissão da cárie em crianças. Resultados: dos 60 registros, nove foram encontrados em duplicata, sendo analisados uma única vez. Foram excluídos os resultados de sítios indisponíveis (n = 1) e os relacionados a artigos científicos (n = 4), imagens (n = 1), vídeos (n = 1) e sítios de perguntas e respostas (n = 1). Portanto, 43 registros foram recuperados, lidos e analisados. Vinte e cinco sítios (58,1%) afirmavam que cárie é uma doença transmissível. Desses, 20% (n = 5) afirmavam que a doença podia ser transmitida da mãe para a criança e 20% (n = 5) afirmavam que outros adultos também poderiam transmitir a cárie para a criança. Dentre os mecanismos de transmissão, o mais citado foi o beijo (n = 19). Nenhum dos sítios mencionou que a cárie poderia ser classificada como uma disbiose. Conclusão: esses estudos reforçam a necessidade de construção de canais digitais de popularização da ciência que divulguem informações relevantes para a promoção da saúde bucal de crianças com base nas evidências científicas atuais.

Palavras-chave


Cárie Dentária; Internet; Publicações de divulgação científica

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18363/rbo.v74n1.p.68

Direitos autorais 2017 Rev. Bras. Odontol.

e-ISSN: 1984-3747

Licença Creative Commons A Revista Brasileira de Odontologia está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional